Associação Educadora e Beneficente

Sociopastoral

As ações sociopastorais das Irmãs Scalabrinianas reconhecem os migrantes como sujeitos e protagonistas de suas próprias histórias.
Os serviços prestados pelas Scalabrinianas nos Centros de Atendimento, promovem a participação dos migrantes na sociedade de acolhida, preservam o seu patrimônio cultural e religioso, defendem a sua dignidade e os seus Direitos Humanos, em vista do Reino de Deus, que é justiça e amor.

O Projeto Conviver, foi criado em 2008 pela Casa Madre Assunta Marchetti, em São Paulo, e atende crianças e adolescentes de 06 a 15 anos completos, em situação de vulnerabilidade social. As atividades do projeto visam favorecer a interação, o desenvolvimento do protagonismo social e o fortalecimento dos vínculos sociais, familiares e comunitários.

As Irmãs Scalabrinianas chegaram em Porto Velho, Rondônia, no ano de 1983, para atuar na pastoral do migrante, que passou a responder às demandas migratórias através de uma organização atuante junto à Igreja local e sociedade civil. Em 2025, foi inaugurado o Centro Assunta Marchetti, que oferta acolhida temporária a migrantes e refugiados em trânsito.

O Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante – Vicente de Carvalho desenvolve Serviços de Proteção Básica direcionado ao atendimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

O CESPROM tem como foco principal o atendimento e acolhimento a migrantes recém-chegados, com acompanhamento qualificado nas dimensões humana, social, profissional, psicológica e espiritual.

A Missão Scalabriniana Pari mantém desde 2015, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de São Paulo, o serviço de acolhimento institucional para pessoas imigrantes em situação de rua, com maior risco e vulnerabilidade social, a partir de 18 anos ou grupo familiar, priorizando, dentre estes, mulheres gestantes e/ou com crianças.

A Missão Scalabriniana Cambuci foi fundada em 1996 com o nome CESPROM Cambuci (Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante). É uma iniciativa das Irmãs Scalabrinianas, de natureza beneficente sem fins econômicos e lucrativos, que visa proporcionar a inclusão social de migrantes e refugiados através de cursos profissionalizantes e estratégias de convivência.